Academic Journals Database
Disseminating quality controlled scientific knowledge

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, DIRECIONADA PARA CONSUMO DE PRATOS PROTÉICOS: UM ESTUDO DE CASO

ADD TO MY LIST
 
Author(s): Carolina dos Santos de OLIVEIRA | Fernanda Salvador ALVES

Journal: Alimentos e Nutrição
ISSN 0103-4235

Volume: 19;
Issue: 4;
Start page: 435;
Date: 2009;
Original page

Keywords: Unidade de Alimentação e Nutrição | educação alimentar e nutricional | programas e políticas de nutrição e alimentação | consumo de alimentos.

ABSTRACT
A qualidade de vida do trabalhador está diretamente ligada a sua alimentação, e para que a mesma fosse saudável e nutricionalmente adequada, o governo brasileiro criou o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Buscando a melhoria no estado nutricional e o aumento da capacidade produtiva dos comensais, o PAT estipula o aporte energético e protéico que deve ser oferecido nas refeições dos trabalhadores. Sabendo que o consumo excessivo de proteínas está relacionado à sobrecarga da função renal, este consumo não deve ultrapassar as cotas recomendadas. Este foi um estudo de caso descritivo qualiquantitativo de caráter não-experimental, que objetivou propor ações educativas em nutrição para reduzir o consumo de carnes em uma UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição). Os resultados da pesquisa demonstraram que as ações educativas em nutrição realizadas (cartazes e folders) não surtiram os efeitos desejados, pois o consumo de carne manteve-se acima do recomendado em 93,33% dos dias analisados.Outros fatores possivelmente interferiram de forma negativa: falta de interesse dos trabalhadores nas ações desenvolvidas, tempo de duração, ausência de histórico de ações educativas no local, tamanho das porções de carne servidas no local.
Why do you need a reservation system?      Save time & money - Smart Internet Solutions