Academic Journals Database
Disseminating quality controlled scientific knowledge

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, DIRECIONADA PARA CONSUMO DE PRATOS PROTÉICOS: UM ESTUDO DE CASO

ADD TO MY LIST
 
Author(s): Carolina dos Santos de OLIVEIRA | Fernanda Salvador ALVES

Journal: Alimentos e Nutrição
ISSN 0103-4235

Volume: 19;
Issue: 4;
Start page: 435;
Date: 2009;
Original page

Keywords: Unidade de Alimentação e Nutrição | educação alimentar e nutricional | programas e políticas de nutrição e alimentação | consumo de alimentos.

ABSTRACT
A qualidade de vida do trabalhador está diretamente ligada a sua alimentação, e para que a mesma fosse saudável e nutricionalmente adequada, o governo brasileiro criou o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Buscando a melhoria no estado nutricional e o aumento da capacidade produtiva dos comensais, o PAT estipula o aporte energético e protéico que deve ser oferecido nas refeições dos trabalhadores. Sabendo que o consumo excessivo de proteínas está relacionado à sobrecarga da função renal, este consumo não deve ultrapassar as cotas recomendadas. Este foi um estudo de caso descritivo qualiquantitativo de caráter não-experimental, que objetivou propor ações educativas em nutrição para reduzir o consumo de carnes em uma UAN (Unidades de Alimentação e Nutrição). Os resultados da pesquisa demonstraram que as ações educativas em nutrição realizadas (cartazes e folders) não surtiram os efeitos desejados, pois o consumo de carne manteve-se acima do recomendado em 93,33% dos dias analisados.Outros fatores possivelmente interferiram de forma negativa: falta de interesse dos trabalhadores nas ações desenvolvidas, tempo de duração, ausência de histórico de ações educativas no local, tamanho das porções de carne servidas no local.
Save time & money - Smart Internet Solutions      Why do you need a reservation system?