Academic Journals Database
Disseminating quality controlled scientific knowledge

ELEMENTOS DA CULTURA INFORMACIONAL (DES)FAVORÁVEIS À IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFPB

ADD TO MY LIST
 
Author(s): Josélia Maria Oliveira da Silva | Emeide Nóbrega Duarte

Journal: Brazilian Journal of Information Science
ISSN 1981-1640

Volume: 7;
Issue: Special Number;
Start page: 269;
Date: 2013;
Original page

Keywords: Cultura Informacional | Cultura Organizacional | Comportamento Informacional | Ciência da Informação. Biblioteca Universitária.

ABSTRACT
A pesquisa tem como objetivo analisar as implicações da cultura informacional do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), enquanto elemento facilitador para a implementação da nova estrutura organizacional. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva, de abordagem qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como pesquisa documental e de campo. Como instrumento de pesquisa foi adotado o questionário, com questões abertas e fechadas, a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação direta que permitiram usar a estratégia de abordagem da triangulação de dados. Para analisar os dados, foi empregado o método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a cultura informacional, atuante no Sistema de Bibliotecas, não contribui para a implementação da nova estrutura organizacional, tendo em vista que os meandros informacionais não demonstram haver equidades no comportamento informacional entre a gerência estratégica e tática adotadas no Sistema. Os resultados permitem concluir que os gestores das bibliotecas setoriais e a do Sistema necessitam encarar o desafio de juntos construírem de forma sistemática, estruturada e participativa uma cultura informacional possível de concatenar em sua estrutura os meios formais e informais de comunicação.
Affiliate Program      Why do you need a reservation system?