Academic Journals Database
Disseminating quality controlled scientific knowledge

A história do curso de ciências contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

ADD TO MY LIST
 
Author(s): Augusto César Barros Almeida Pinheiro | Márcia Bianchi | Marco Aurélio Gomes Barbosa | João Marcos Leão da Rocha

Journal: ConTexto (Porto Alegre)
ISSN 1676-6016

Volume: 11;
Issue: 20;
Start page: 85;
Date: 2011;
VIEW PDF   PDF DOWNLOAD PDF   Download PDF Original page

Keywords: História | Curso de Ciências Contábeis | UFRGS

ABSTRACT
A origem do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se dá com a criação da Escola Superior de Comércio, anexa à Faculdade Livre de Direito, motivada pela força que o ensino contábil tomara com a fundação da Escola Mauá em 1901, consolidando esse tipo de formação no Rio Grande do Sul. O estudo realizado visa analisar a história do curso remontando sua origem com a criação da Escola de Comércio de Porto Alegre em 1909, sua independência e consolidação com a criação do curso de Ciências Contábeis e Atuariais em 1946, e sua evolução até o presente momento, dando o merecido reconhecimento histórico à instituição e mencionando os fatos marcantes relacionados à evolução do ensino contábil da Escola de Comércio ao curso superior de Ciências Contábeis. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. São apresentadas personalidades que se destacaram no desenvolvimento do curso e abordada a importância deste na atualidade, contextualizando-o em um cenário de conhecimento em constante expansão para atender a um mercado cada vez mais exigente. Assim, conclui-se que a formação do contador na UFRGS está voltada para o mercado de trabalho. O curso oferece uma instrução focada, principalmente, em quatro áreas do conhecimento contábil: societária, custos, governamental e auditoria. Seu currículo passou por várias alterações a fim de acompanhar o crescimento do mercado e as demandas da sociedade, adequando-se ao desenvolvimento da tecnologia, adaptando-se às alterações societárias, à convergência e às normas internacionais de contabilidade, além de incentivar a produção científica.
Affiliate Program      Why do you need a reservation system?