Academic Journals Database
Disseminating quality controlled scientific knowledge

O IMPACTO DA (IN)SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO INERENTE AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

ADD TO MY LIST
 
Author(s): Felipe Lopes da Cruz | Jorge Henrique Cabral Fernandes

Journal: Brazilian Journal of Information Science
ISSN 1981-1640

Volume: 7;
Issue: Special Number;
Start page: 70;
Date: 2013;
Original page

Keywords: Necessidades de Informação | Satisfação de Necessidades Informacionais | Tomada de Decisão | Planejamento Estratégico | Organização Pública.

ABSTRACT
Trata-se de artigo que apresenta resultados de estudo desenvolvido no âmbito da tese de doutorado que investiga os impactos provenientes da (in)satisfação das necessidades de informação para o processo decisório relativo ao planejamento estratégico de uma organização pública. A estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso, envolvendo a utilização de métodos sequenciais de abordagem na busca pela triangulação e convergência de dados provenientes de diferentes fontes de evidência. A primeira fase consistiu de análise documental e, a segunda da validação e expansão dos achados por meio de entrevista em profundidade e a terceira da observação participante. Fundamentado na literatura das áreas de Administração, Gestão Pública e Ciência da Informação, notadamente, nessa última, no que se refere ao modelo do uso da informação dentro das ‘organizações do conhecimento’ proposto por Choo, foram realizadas investigações junto aos atores envolvidos no contexto estudado, para o entendimento dos problemas relacionados à necessidade de informação inerente ao planejamento estratégico. Foram identificadas as etapas e as decisões relativas ao processo de construção da estratégia organizacional; as principais dificuldades dos construtores do planejamento estratégico, com foco nos problemas de informação; bem como as estratégias utilizadas para contornar os cenários desfavoráveis originados pelas deficiências informacionais associadas à decisão. O estudo demonstra que a indisponibilidade da informação necessária, a falta de conhecimento técnico dos responsáveis pela busca e apresentação das informações, associados à baixa qualidade das informações obtidas foram os mais relevantes problemas informacionais. Além disso, demonstra-se que, para se conseguir tomar as decisões em situações em que havia deficiências informacionais, os atores envolvidos desenvolveram estratégias de contorno como fundamentação de decisões em experiências pessoais (empirismo), generalização, interpretação (subjetiva) e utilização indireta da informação.
Save time & money - Smart Internet Solutions      Why do you need a reservation system?