Academic Journals Database
Disseminating quality controlled scientific knowledge

Refletindo nos territórios dos currículos escolares da educação do campo / Reflexiones sobre el territorio de la escuela de campo de la educación plan de estudios

ADD TO MY LIST
 
Author(s): Roberta Luzzardi | Shirley Nascimento Altemburg | Antônio J. Amaral Bezerra

Journal: Reflexão & Ação
ISSN 0103-8842

Volume: 18;
Issue: 2;
Start page: 214;
Date: 2010;
Original page

Keywords: Currículo | Educação do Campo | Território | Plan de estúdios | Emancipación | Disciplina | Campo de la Educación | Los territorios.

ABSTRACT
De grande relevância nas discussões sobre educação seja ela voltada para o campo ou não, o currículo traz consigo um grande número de questões que muitas vezes estão implícitas. Deste modo, o currículo pode falar muito sobre uma instituição ou disciplina. No presente artigo, buscou-se fazer um apanhado sobre as diferentes concepções que determinam um currículo na Escola do Campo, exaltando a importância de estruturá-lo a partir das relações entre escola e comunidade. A preocupação assenta-se com a escolarização da população do campo, compreendendo todos osprocessos sociais de formação das pessoas como sujeitos de seu próprio destino. Neste sentido educação tem relação com cultura, com valores, com jeito de produzir, com formação para o trabalho e para a participação social no campo. Centrado nesta discussão, aponta-se para a construção de um currículo na Educação do Campo a partir das necessidades comunitárias contribuindo para que as pessoas possam se conhecer através dele, bem como saber analisar criticamente os elementos sócio-culturais de fora.De gran relevancia en los debates de la educación sea ella focada para el campo o no, el plande estudios trae consigo una serie de cuestiones que a menudo son implícitas. Así, el plan de estudios puede hablar mucho acerca de una institución o disciplina. En el presente articulo, busco hacerse uma revisión sobre los diferentes conceptos que determinan el pla de estudios en la Escuela del Campo, exaltando la importancia de estructurarla a partir de las relaciones entre escuela y comunidad. La preocupación reside con la escolarización población del campo, comprendiendo todos los procesos sociales de formación de las personas como sujetos de su propio destino. En este sentido, la educación está relacionada con la cultura, valores, forma de producir, con formación para el trabajo y para la participación social en el campo. Centrado en esta discusión, se señala para laconstrucción de un currículo en la Educación del Campo a partir de las necesidades de la comunidad contribuyendo para que las personas puedan conocerse a través de ella y aprender a analizar críticamente los elementos socio-culturales de fuera.
Why do you need a reservation system?      Save time & money - Smart Internet Solutions