Academic Journals Database
Disseminating quality controlled scientific knowledge

A sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva da equipe de um hospital de ensino

ADD TO MY LIST
 
Author(s): Flavia Feron Luiz | Stela Maris de Mello Padoin | Eliane Tatsch Neves | Aline Cammarano Ribeiro | Caroline Sissy Tronco

Journal: Revista Eletrônica de Enfermagem
ISSN 1518-1944

Volume: 12;
Issue: 4;
Start page: 655;
Date: 2010;
VIEW PDF   PDF DOWNLOAD PDF   Download PDF Original page

Keywords: Administração dos cuidados ao paciente | Equipe de assistência ao paciente | Processos de enfermagem | Prática profissional.

ABSTRACT
A sistematização da assistência de enfermagem organiza o trabalho quanto ao método, ao pessoal e aos instrumentos, o que possibilita a operacionalização do processo de enfermagem. Estudo descritivo de abordagem qualitativa que teve como objetivo identificar as facilidades e dificuldades da implantação da sistematização da assistência de enfermagem, na percepção da equipe de enfermagem de um hospital de ensino no Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2008, a partir de uma entrevista semiestruturada, realizada com a equipe de enfermagem. Para análise dos dados utilizou-se a análise temática de conteúdo. Dos resultados emergiram as seguintes categorias: limitações da instituição e dos profissionais para implantação; possibilidades para implantação e as perspectivas dos profissionais. Dessa forma, não só o preparo técnico-científico, como também as condições institucionais e o envolvimento da equipe de enfermagem tornam-se fundamentais no processo de implantação e manutenção da sistematização da assistência de enfermagem. Esta implica, ainda, em reconhecimento dos profissionais de Enfermagem como detentores de saberes inerentes à ciência da profissão.
Save time & money - Smart Internet Solutions      Why do you need a reservation system?